Postagem em destaque

Missão nas Estrelas Teste

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Escrever Ficção Científica usando história cultural

 Conheci o campo da história cultural quando entrei na graduação de história na Univates/Lajeado/RS em 2011. Ela aborda desde o que se considera alta cultura à cultura popular, o visto de baixo segundo o historiador Peter Burke. Meu primeiro contato ocorreu nas aulas de história medieval. Ali, o falecido e querido historiador Jacques Le Goff foi me apresentado. Ele destrinchou a cultura do medievo. Aprendi que a Idade Média é cheia de nuances, matizes e que chamá-la de Idade das Trevas é uma falácia.

Outro aspecto que estudei durante o curso ou acabei descobrindo é que a história é muito usada por autores de Ficção Científica. Asimov reproduziu a Idade Média e Moderna tradicional em Fundação. Retratou o domínio do conhecimento científico por uma elite religiosa e posteriormente por uma comercial e capitalista. Fiz minha monografia sobre Fundação. Deu-me a impressão de que a obra completa passava por um romance histórico. A história também está presente na saga Duna de Frank Herbert que mesclou ideias da cultura árabe. Vou pelo mesmo caminho.

Estou criando a civilização escorpiana com várias matizes. Usei inicialmente o conceito de ela ser civilização do deserto e, ao mesmo tempo, das estrelas. Fui buscar elementos no Antigo Testamento da Bíblia para elaborar a religião dela, o Alimianismo. Os escorpianos acreditam ser os anjos caídos. No Antigo Testamento, vemo-os em forma humana visitando pessoas como Ló para avisar da destruição de Sodoma e Gomorra ou para testar Jó. Bem, mudei o visual deles e decidi chamá-los de Promotores ou Acusadores. Esta era a função de Lúcifer, o anjo rebelde que caiu, segundo algumas correntes do Apocalipse. É mais provável que o trecho de Isaías o qual o "anjo de luz" é citado refira-se a rei da Babilônia. Contudo, optei pela ideia popular. Lúcifer caiu com outros anjos que se juntaram a ele. No meu caso, é o grupo do Promotor Luzir que cai por desobedecer ordens divinas, iniciar dissenção e uma guerra civil celestial. Depois, ele é expulso. Assim, nascem os escorpianos na Via Láctea.

Como são os escorpianos? Para além do que já escrevi, eles formam uma civilização patriarcal de tribos e castas. O grupo dos sacerdotes é a casta mais rica, embora não tenham, nem possam ter propriedades, assim como os Levitas de Israel. Quando ocorreu o êxodo, Deus através de Moisés deu terras para as onze tribos de Israel e a dos Levita o controle do Templo e a guarda da arca da aliança. Outra característica escorpiana é a segregação por gênero. Mulheres não podem entrar no templo. Pensei a partir da segregação que alguns países árabes, no entanto nas mesquitas há locais separados para as mulheres fazerem orações. Todavia, com a ocupação militar de Scorpiae pelos humanos do Consórcio Solar, cientistas e militares mulheres do Sistema Solar têm acesso ao templo, todavia com descontentamento dos escorpianos.

A história usa a tecnologia da cronologia para tornar possível a compreensão da civilização humana. Estabelecerei-a para toda a série Missão nas Estrelas.

Os Acusadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário