Postagem em destaque

Missão nas Estrelas Teste

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FicçãO Científica em crise


Recentemente, li em sites de notícias da área que a produtora da franquia Star Gate não continuará a segunda temporada de Star Gate Universe transmitida atualmente pelo canal pago SyFy. Este canal por sua vez que produziu uma maravilhosa continuação da série de BattleStar Gallactica com a série Cáprica também resolveu cancelar esta. O motivo seria a baixa audiência e a existência de um novo projeto para Gallactica, porém tem-se visto que a cada dia que passa os jovens não se interessam mais por séries cultas, que utilizem conceitos científicos e possibilidades de como a Humanidade e a tecnologia estarão amanhã. O jovem brasileiro tem sido mal influenciado por blockbusters de péssima qualidade e filmes de ação sem nenhum conteúdo, nenhuma literatura e que desvalorizam a condição de ser humano. Todavia, ainda há esperança, pois novos autores e produtores de cinema surgem nessa área. Muitos deles costumam usar o gênero para educar os jovens em ciências como a Física, a Química, Ética, Astronomia e tantas outras sendo uma grande fonte de inspiração aos futuros engenheiros, médicos, pilotos e astronomos.

2 comentários:

  1. Interessante, mas vejo o problema com outros olhos: o que era ficção ontem, hoje é realidade (celular, controle de equipamentos com o cérebro, computadores etc.), e como tal, não atrai mais; por outro lado a ciência tornou-se quase mágica, e os cientistas verdadeiros sacerdotes que pregam o nada e a fatalidade da vida, daí os filmes se tornarem mais terror que ciência. Falta conteúdo para renovar o estilo!
    Pior foi para as séries em que o público (acostumado com tecnologia) vê a hora que quer, quando quer e como quer (ou seja, sem comercial) através da Internet.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário. Eu só tenho a dizer que devemos aproveitar ao máximo os conteúdos inteligentes de FC, porém, infelizmente, as televisões abertas não se interessam mais em transmiti-los, então nós dependemos da internet de outros meios para ver.

    ResponderExcluir